Abas primárias

II Mostra Itinerante de Cinemas Negros - MIMB

Artes - Salvador, BA
kicks
Arrecadados da meta de R$10.000,00
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 26/07/2019.

Recompensas

PROJETO

A II Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba, MIMB como ficou carinhosamente conhecida, vem com a proposta de agitar as janelas cinematográficas da cidade de Salvador, atingindo bairros populares e periféricos; promovendo debates; shows; oficinas e circulando conteúdos dos cinemas negros nacionais e internacionais. A celebração da cultura e criatividade negra tem caminhado em um movimento de afirmação identitária. Em um país onde a cada 100 pessoas assassinadas, 71 são negras, subverter as estatísticas é a missão para construção de novas perspectivas para um futuro cada vez mais negro e vivo. A ll Mostra de Cinemas Negros Mahomed Bamba acredita no audiovisual e no cinema negro como ferramentas poderosas para desconstruir imaginários e estereótipos que marginalizam a/o negro (a)s e sua cultura.

Entendendo a necessidade de descolonizar as narrativas que tomam como referencial de representação o padrão branco e eurocêntrico. É necessário ampliar a ocupação de espaços de representatividade que tenham capacidade de transformar esses estereótipos impostos pelo processo de violência colonial.

A MIMB reforça seu principal objetivo: ampliar as janelas de reprodução dos conteúdos nacionais e internacionais produzidos por realizadores negras e negros. Na segunda edição, serão exibidos longas e curtas metragens de ficção, documentários, animações e obras experimentais, a fim de dialogar com escolas públicas e centros comunitários de bairros populares e periféricos da cidade de Salvador. A Mostra Itinerante pautará a visibilidade de temáticas ligadas à população negra, reiterando a demanda dos que também consomem arte, mas tem o acesso negado por um sistema centralizador e eurocêntrico.

 

EDIÇÕES ANTERIORES

A 1º Mostra Itinerante de Cinema Negro – Mahomed Bamba mobilizou mais 2.500 pessoas entre: show; oficinas, sessões de filmes; rodas de conversas. Foram 131 filmes inscritos no circuito nacional, 30 selecionados; 14 produções internacionais de cineastas da diáspora, distribuídos 14 sessões itinerantes em cinco bairros da cidade de salvador: Pelourinho, Barris, Cabula, Garcia e Alagados. Motivadas por uma força coletiva a coordenação do evento possibilitou junto a parceiros a oferta de oficinas direcionadas a capacitação de jovens e adultos. A grande novidade após a primeira edição foi a parceria com a TVE Bahia, onde foram exibimos da emissora pública dos estados 15 obras durante o mês de novembro de 2018.

PROGRAMAÇÃOA 2º edição da MIMB será realizada na cidade de Salvador entre os dias 14 e 18 agosto, com exibições, oficinas e apresentações culturais nos bairros de Paripe, Calabar Pelourinho, Centro e Ilha de Maré.

 

PORQUE COLABORAR?

Através do financiamento será possível arcar com os custos da segunda edição do festival, em agosto de 2019, tais como transporte, passagens, alimentação e outros custos de produção. O grupo de realizadoras conseguiram organizar a primeira edição de forma independente e colaborativa. A proposta da mostra visa dialogar sobre cinema em bairros populares e  periféricos de Salvador. Levando obras produzidas por cineastas negros e negras do Brasil e de países da diaspora, proporcionando ao público contato também com

produções internacionais. A ação estará disponível  no Cartase e terá duração de 60 dias . A primeira meta é de pouco mais de R$ 10 mil, que cobrirão custos mínimos como equipamentos, custos para realização da mostra nos bairros, oficinas,  da estruturação e demais despesas para a realização do festival, além de serem oferecidas brindes da própria mostra para quem doar.

 

 

 


A hora é agora! Contribua com
II Mostra Itinerante de Cinemas Negros - MIMB

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook

Conheça quem está à frente desta campanha

Mostra Itinerante de Cinemas Negros  Mahomed Bamba
  Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.