Abas primárias

Seja AMIG@ dos Lobos do Pardo

ONGs
kicks
Arrecadados da meta de R$55.000,00
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 20/01/2021.

Recompensas

 

O lobo-guará é uma das espécies mais representativas da fauna brasileira, mas se encontra ameaçada de extinção. Apesar de ser observado em muitos lugares, está sujeito a muitas ameaças. Para mudar um cenário de riscos à sua vida, é necessário entender os motivos que afetam sua sobrevivência e aplicar ações para reverter as ameaças.

Estamos correndo contra o tempo! Todas as dificuldades que a espécie enfrenta atualmente esbarra no contato íntimo com o ambiente humano, já que seus habitats naturais desapareceram quase que totalmente.

Em 2019, acompanhamos duas famílias de lobos no interior de São Paulo desde o pareamento à parição de filhotes. Mas em meio a canaviais, pastagens, cães domésticos e estradas, os filhotes morreram. Este ano, mudamos as estratégias e as duas novas ninhadas das mesmas lobas estão protegidas, com lobinhos se aventurando pelas terras perigosas. 

Para diminuir os riscos às suas vidas, precisamos acompanhá-los de perto. Alguns equipamentos são usados nessa empreitada, como as coleiras de monitoramento que eles usam por um ano, depois elas são retiradas ou caem sozinhas. No entanto, elas já esgotaram suas baterias e precisamos realizar a manutenção desses equipamentos com urgência. Optamos por prolongar o monitoramento das duas famílias que estão com filhotes. Com esse acompanhamento, podemos saber por onde os lobos têm andado, as fazendas que visitam, e assim reduzir esses riscos de forma dinâmica e constante. Essas são nossas chances de aumentar as possibilidades de sobrevivência dos lobinhos. 

Sua contribuição é essencial para que esse monitoramento não seja interrompido!

 

Vocês já conhecem nossas ações na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Com os resultados positivos com os lobos mineiros, expandimos nosso trabalho para o interior de São Paulo. Então temos atuado no nordeste do estadotentando entender como os lobos sobrevivem em meio as pastagens, plantações de cana, milho, café... Uma região que não sabíamos nada sobre os lobos. Desde 2018, o Instituto Pró-Carnívoros em parceria com a AES Tietê e com o ICMBio/CENAP tentam entender quais são os problemas que esses animais enfrentam. Nos últimos 3 anos, o Projeto “Lobos do Pardo” juntou muita informação, auxiliou na saúde de alguns lobos e associou muitos parceiros locais ao trabalho. Muitos proprietários hoje já estão engajados na conservação da espécie.

Os lobos são afetados pelas mudanças nas áreas onde vivem. Essas modificações provocam riscos de morte para esses animais. Atropelamentos, doenças de animais domésticos, a baixa tolerância de proprietários rurais que levam à perseguição e caça, são alguns deles. Encontrar os fatores que contribuem negativamente para a espécie não é suficiente para ajudá-la a melhorar seu estado de conservação, mas é o ponto de partida.

Esses lobos correm riscos diários, precisamos agir agora!

Vamos ajudar duas famílias de lobo-guará, mas com os recursos levantados nosso objetivo é ampliar essas estratégias em toda região onde trabalhamos e implementar essas estratégias para ajudar mais lobos.

Trabalhamos para dar outro rumo para essa história!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Calendário Lobos do Pardo 2021: 

Marque seus compromissos nesse lindo calendário de mesa de 2021 e ainda conheça um pouquinho sobre cada lobo acompanhado no Projeto Lobos do Pardo. Com fotos de Adriano Gambarini, Ricardo Boulhosa e Rogério Cunha de Paula, temos a certeza que você vai querer um para casa, outro para o trabalho e ainda vai dar de presente para outras pessoas!

Marcador de Livro em arte de marchetaria: 

Marcar as páginas de sua leitura em um livro, as anotações na agenda ou caderno de notas, não precisa ser mais com um papelzinho qualquer ou um cartão de visitas de alguém. Nossa campanha oferece 4 tipos de marcadores de livro lindíssimos com lobos-guarás cuidadosamente montados um a um pelas mãos da talentosa artista Simone Fraga, do Ateliê de Marchetaria, da região da Serra da Canastra, MG.

Planner Lobo-Guará 2021: 

O ano de 2021 está chegando com tudo! Que tal organizar seus compromissos, reuniões, aulas, suas atividades diárias, semanais, mensais, em uma agenda de planejamento do lobo-guará? Essa agenda 2021 foi personalizada pela Lincy Design e ilustração da capa do artista Rodrigo Cunha, para premiar os amigos dos lobos colaboradores dessa campanha! O planner tem 60 páginas com miolo confeccionado com folha polén bold 90g, capa com papel malmero 250g, e dimensões 148x210 mm.

Carteira com bloco de notas: 

Com esse tanto de atividades, você vai sempre confiar na sua memória mesmo? Ok, mas e aquela anotação importante onde vai registrar? Nunca é demais ter um bloco de notas! E porque não carregar seu bloquinho com estilo? Essa carteira especial preparada pelo artesão de produtos de couro, Dante Capelli, é excepcional, para durar a vida toda. E ela vem com esse bloco de notas sem pauta, personalizado pela Lincy Desing e com ilustração de capa do artista Will Marconi. A carteira é produzida artesanalmente com couro de alta qualidade de 1,7mm e tingimento vegetal (veg-tan premium). Ela possui dois bolsos para cartão, além de um bolso grande para armazenamento de documentos (cabe até passaporte) e um porta-canetas. O tamanho dobrado é de 15,3 cm de altura x 11,3 cm de largura X 1 cm de espessura. Em cores marrom e preta. Com a impressão do lobinho-guará da marca Dante Capelli.

 

Capa de Almofada Lobinha:

Lobinha foi uma loba especial para nós. Foi resgatada filhote e durante um ano trabalhamos juntos na primeira experiência de reabilitação para soltura de um lobinho. Ela nos ensinou muito e até hoje usamos o que aprendemos com ela. Aproveitamos a arte em homenagem à essa loba tão especial, criada exclusivamente para nosso projeto, pelo ilustrador Pedro Busana, e preparamos uma linda capa de almofada para decorar sua casa. A dimensão da capa de almofada é de 30x30 cm. 

 

Bracelete da Conservação do Lobo-Guará:

Para carregar as cores do lobo-guará e o simbolismo de persistência que tanto usamos sobre os lobos, disponibilizamos esse pulseira de miçangas de vidro com uma chapinha de liga metálica exclusiva do projeto para você usar e mostrar que é um verdadeiro amigo dos lobos. As pulseiras tem tamanhos variados PP (13,5-15 cm), P (15,5-17 cm), M (18-20 cm) e G (20- 21 cm) conforme cirunferência do pulso.

 

Adesivo Sou Amigo do Lobo:

Para você que é, além de colaborador, um amigo do lobo, em todas as doações acima de 30,00 seu prêmio será enviado com um adesivo do Projeto Sou Amigo do Lobo para você mostrar a todos que você de fato é um amigo do lobo especial! Os adesivos são de tamanho pequeno (4 cm diâmetro) ou médio (7 cm diâmetro). Dependendo do prêmio o adesivo é de vinil ou resinado.

 

QUEM SOMOS:

O “Sou Amigo do Lobo” é um projeto de educomunicação do Instituto Pró-Carnívoros, criado em 2013 com o objetivo de transmitir informações sobre a espécie e para sensibilizar a sociedade sobre o lobo-guará. Melhorando assim a relação do ser humano com os lobos pelo envolvimento de todos, de pessoas em cada casa, no campo ou cidade, para juntos mudarmos a situação dos lobos em todo Brasil.

O Instituto Pró-Carnívoros (www.procarnivoros.org.br) é uma associação civil de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos. Fundada em 1996, está sediada em Atibaia – SP e desenvolve projetos em diversas regiões do país. Em 2005 foi reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Pró-Carnívoros é reconhecido internacional e nacionalmente como um dos principais institutos de pesquisas com mamíferos carnívoros do país. Uma das iniciativas de pesquisa e conservação é o Projeto LOBOS DO PARDO que levanta os riscos aos lobos-guarás no nordeste de São Paulo e vem há três anos com a AES Tietê e o ICMBio/CENAP trabalhando em soluções para melhorar sua situação na região.


A hora é agora! Contribua com
Seja AMIG@ dos Lobos do Pardo

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Site | Facebook | Instagram

Conheça quem está à frente desta campanha

Sou Amigo do Lobo .
  Sou Amigo do Lobo .
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.