Abas primárias

Paulo Freire Sim!

Educação
kicks
Arrecadados da meta de R$90.000,00
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 06/09/2020.

Recompensas

#PauloFreireSim

Rumo ao Centenário Paulo Freire, reafirmando, fortalecendo e reinventando juntos o seu legado

     Participar desta campanha significa colaborar e se envolver num movimento urgente para fortalecer em nosso país, e em outros países do mundo, a luta pela defesa da educação para a justiça social, para a defesa da Educação em Direitos Humanos e para viabilizar e visibilizar iniciativas comprometidas com as causas freirianas.

     Ao doar para esta campanha estará colaborando também para defender, fortalecer e reinventar o legado e a obra de Paulo Freire, um exemplo de luta e resistência pela educação como prática da liberdade.

     Em tempos de descaracterização de Freire, com a intenção de, ao atacá-lo, atacar as suas causas, os princípios e as práticas da educação pública, gratuita, laica, democrática, de qualidade sociocultural, socioambiental e promotora dos direitos humanos, é urgente celebrar seu centenário com ações de defesa e afirmação da sua pedagogia, de seu legado.

     A educação transforma vidas - Num contexto de ataques à democracia, de pandemia e de retrocessos, sobretudo, nas áreas sociais, queremos sensibilizar, mobilizar, debater, reafirmar o direito à educação de qualidade sociocultural e socioambiental, o direito de nossas crianças, jovens, adultos e idosos de terem acesso à educação que humaniza e transforma vidas, visando à justiça social.

     Centenário de Paulo Freire - Fortalecer a educação freiriana, humanista, humanizada e transformadora, contra todas as formas de opressão. Defender e reinventar o legado de Paulo Freire rumo às comemorações do Centenário de seu nascimento (1921-2021), homenageando e reafirmando as causas que ele sempre defendeu, com e a favor dos esfarrapados do mundo, visando à superação de todas as formas de desigualdade, de preconceito, de discriminação e de retrocesso social presentes, hoje, na sociedade brasileira e mundial.

     Continuidade das atividades do Instituto Paulo Freire - Buscar contribuições para que o Instituto Paulo Freire, organização não governamental, que completará 30 anos em 2021, possa continuar reunindo pessoas e instituições do Brasil e de vários países do mundo que, movidas pelos mesmos sonhos de uma educação humanizadora e transformadora, seguir trabalhando em torno do legado de Freire, disponibilizando gratuitamente para estudantes e pesquisadores o Acervo de Paulo Freire, considerado patrimônio documental da humanidade. O contexto político e econômico em que estamos inseridos tem imprimido um enorme desafio para manter viva a instituição e suas lutas.

Ao contribuir, você ajudará a: 

1. Criar uma jornada inédita 100% on-line, intitulada “Paulo Freire Sim! Defender, fortalecer e reinventar o seu legado". Serão 6 videoaulas de até 30 minutos cada, produzidas pela EaD Freiriana. Disponibilizar ainda o pdf de 4 livros do Instituto Paulo Freire, como material didático complementar à Jornada.

 

2. Modernizar o site do Instituto Paulo Freire, enriquecendo-o com informações, protegendo-o de ataques, e tornando-o mais didático para acessos. Atualizar ainda o Acervo Digital Paulo Freire, incluindo novos conteúdos sobre vida e obra "de" e "sobre" Freire, para dinamizar as pesquisas de estudantes e pesquisadores sobre o legado e a práxis do Patrono da Educação Brasileira.

3. Criar um site Comemorativo do Centenário Paulo Freire visando a dar mais visibilidade e colocar em conexão todas as iniciativas, eventos, seminários, ações realizadas no Brasil e em diferentes países relacionadas à data. A ideia é criar o site, acolhendo, promovendo o encontro, com presencialidade também no campo virtual, por meio das contribuições dos colaboradores e convidados.

4. Criar o cadastro da Comunidade Freiriana, uma ferramenta com mapeamento georreferenciado desta comunidade no Brasil e no mundo, em diversos idiomas, incluindo cadastro de pessoas interessadas em atualizar-se e participar de cursos da EaD Freiriana, e em compartilhar seus conhecimentos e reflexões em torno das contribuições de Freire em diferentes áreas do conhecimento.

 

Os 20 livros que compõem a Biblioteca do(a) Professor(a) são:  1. Carta da Terra na educação - Moacir Gadotti | 2. Economia solidária como práxis pedagógica - Moacir Gadotti | 3. Educar para a sustentabilidade - Moacir Gadotti | 4. MOVA, por um Brasil Alfabetizado. Moacir Gadotti | 5. Projeto Político Pedagógico: em busca de novos sentidos - Alcir de Sousa Caria | 6. Reinventando Paulo Freire no Século 21. Carlos Alberto Torres e outros autores | 7. Educação popular na perspectiva freiriana - Raiane Assunção (org) | 8. Caminhos para uma comunicação democrática. Vários autores | 9. Reflexões sobre o consumo responsável. Vários autores | 10. Desafios da Economia Solidária. Vários autores | 11. Fórum Mundial de Educação: Pró-posições para um outro mundo possível - Moacir Gadotti | 12. Cultura Rebelde: Escritos sobre a Ed. Popular ontem e sempre - Carlos Brandão e Raiane Assumpção | 13. Paulo Freire e Amílcar Cabral: A descolonização das mentes - José E. Romão e Moacir Gadotti | 14. Convocados, uma Vez Mais: Ruptura, continuidade e desafios do PDE - Moacir Gadotti | 15. Gestão da Educação no Município: Sistema Conselho e Plano - Genuíno Bordignon | 16. Sistemas Municipais de Educação: A LDB e a Educação no Município - José E. Romão | 17. Redes e Comunidades: Ensino-aprendizagem pela Internet - Jaciara de Sá Carvalho | 18. Alternativas ao aquecimento global. Vários autores | 19. Município que Educa: Múltiplos Olhares. Paulo Roberto Padilha | 20. Boniteza de um Sonho: Ensinar-e-aprender com sentido - Moacir Gadotti. 

 

“Nós vamos fazer e acontecer” (IPF e comunidade freiriana nacional e internacional)

O Instituto Paulo Freire é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1991, que tem como objetivo a educação emancipadora, o ensinar-e-aprender com sentido, combatendo todas as formas de injustiça, de violência, de preconceito, de exclusão, de degradação da comunidade de vida e da vida humana.

O IPF se organiza em 4 áreas de atuação: educação popular, educação cidadã, educação de jovens e adultos e educação em Direitos Humanos. Trabalhamos com projetos de assessoria, consultoria, formação presencial e mediada por tecnologia, por meio da EaD Freiriana, e, também, com documentação, pesquisa e produção de materiais didático-pedagógicos. O IPF conta ainda com duas entidades mantidas: o Centro de Referência Paulo Freire e a UniFreire. Em 2021, o IPF completará 30 anos de sua fundação.

Coordenador Geral da Campanha - Paulo Roberto Padilha - Diretor Pedagógico e Coordenador Geral da EaD Freiriana. 

Coordenadora de Comunicação e Marketing da Campanha - Janaina Abreu - Diretora de Comunicação do Instituto Paulo Freire.


A hora é agora! Contribua com
Paulo Freire Sim!

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Twitter | Site | Instagram | Linkedin

Conheça quem está à frente desta campanha

Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire
  Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.