Abas primárias
Fotolivro "Kuikuro" - Rita Barreto
Resumo
Rita Barreto é fotógrafa documentarista e vem acompanhando os índios do Alto Xingu a mais de 10 anos. Conhecendo sua cultura, costumes e familiares, Kuikuro é a etnia que Rita convive desde 2004. Este será seu primeiro fotolivro, que nasce para contar a história de uma etnia indígena, além de mostrar um trabalho que é um olhar delicado, sensível e profundo que a fotógrafa registrou nesses anos.
Apoiando esse projeto, você colabora com a impressão desse fotolivro de baixa tiragem e parte da verba será revertida para a compra de um arado para uso na roça que alimenta a tribo Kuikuro.
O projeto
Cromo, negativo, câmera compacta, celular... Nesse trabalho, Rita fotografou a tribo Kuikuro durante todos os meses de abril desde 2004 na Toca da Raposa que fica em Juquitiba SP, também em idas para o Xingu.
“O Xingu é a casa deles. Lá o respeito deve ser muito maior. Você só entra na oca se for convidado, só fotografa se te permitirem”.
Um trabalho sensível e que, para a fotógrafa está além do clique. Tem a ver com admiração e respeito. É um respeito pelos momentos, horários, costumes e foi isso que fez seu trabalho continuar por mais de 10 anos.
O fotolivro
O primeiro fotolivro da autora será publicado pela Editora Origem e impresso na Ipsis Gráfica e Editora. Serão 200 exemplares numerados, no formato 16x21, com capa dura e laminação soft touch e o miolo de 120 páginas em papel Eurobulk 135g.
Fotografias de 2004 a 2018, com câmeras que vão do cromo ao celular. Um trabalho documental e completamente autoral, onde a autora mostra um olhar profundo e delicado sobre os índios Kuikuro.
A fotógrafa
19 de Abril é dia do índio, mas para a fotógrafa documentarista Rita Barreto, todo dia é dia do índio. Depois de visitar a Toca da Raposa com a filha em 2003, se encantou e passou a visitar todos os finais de semana do mês de abril todos os anos. O que nasceu como um encanto e virou parte da sua vida, hoje é seu trabalho autoral.
“Fotografei bebês que hoje têm 17, 15 anos, casaram e têm filhos. É uma história que tenho para a vida. Acabei aprendendo o nome de todos, mas existe uma fase da vida que trocam os nomes, então minha forma de reconhece-los é pela imagem. Com a minha fotografia reconheço todos eles em qualquer lugar”.
É um contato muito além da fotografia: respeito, admiração, intimidade e amizade que a fotógrafa agregou em sua fotografia.
Quem publica
A Editora Origem publica livros de arte/fotografia especializados em Brasil e meio ambiente desde 2011. Fundada por Valdemir Cunha para a viabilização de seus projetos, hoje a Editora tem mais de 20 títulos publicados, todos por meio de lei de incentivo fiscal (Lei Rouanet ou ProAC).
Enxergamos como nosso papel sempre retornar o nosso trabalho a sociedade. Seja com doação de livros a bibliotecas e escolas, palestras gratuitas e oficinas de fotografia para jovens e crianças da rede pública do país, exposições gratuitas em espaços de grande circulação... Nosso objetivo é fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso ao livro e seu conteúdo complementar, como documentários e demais vídeos que publicamos em nosso canal.
Cronograma
Durante os 60 dias de financiamento coletivo (com possibilidade de mais 30), será feita a divulgação do projeto nas redes sociais, produção dos textos do livro e revisão final. Após essa etapa, o PDF do livro será fechado e encaminhado para a gráfica.
Em Janeiro, passará pelo processo de pré-impressão e impressão.
Todas as recompensas serão entregues em Fevereiro.
O lançamento oficial do fotolivro será em Março durante o Festival de Fotografia de Tiradentes, que acontecerá entre os dias 27 e 31 de Março 2019.
Mais informações
Caso tenha alguma dúvida, fique a vontade para nos contatar pelo meio que preferir!
Facebook: http://facebook.com/origemeditora
Instagram: http://instagram.com/editoraorigem
E-mail: ligia@editoraorigem.com.br | valdemircunha@editoraorigem.com.br
Orçamento
Custos de produção: 22.000,00
Doação para tribo Kuikuro para compra de arado: 5.000,00
Correio: 3.000,00
Total: R$ 30.000,00
Saiba mais sobre o criador desta campanha:
Editora OrigemVocê acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.