Abas primárias

Reforma da Casa Ronald McDonald ABC

Causas - Santo André, SP

Localizada na cidade de Santo André, na Grande São Paulo, a Casa Ronald McDonald ABC hospeda crianças e adolescentes com câncer de todo o Brasil que estão em tratamento. Atualmente a Casa não dispõe de espaço para que essas crianças e adolescentes pratiquem exercícios e atividades aeróbicas. Alguns deles estão desenvolvendo embolia ou problemas cardíacos devido à falta de atividade física. Com a construção de uma quadra esportiva conseguiremos reverter esse quadro!

 Queremos reformar e adequar o espaço externo que é utilizado de segunda a sexta-feira como estacionamento, transformando-o em uma quadra de esportes e uma área de lazer nos finais de semana e feriados. Todas as crianças, adolescentes e seus acompanhantes que utilizam a Casa serão beneficiados, pois terão um espaço seguro, tranquilo e agradável para “fugirem” um pouco da rotina hospitalar e “esquecerem” um pouco da doença, melhorando a qualidade de vida e fortalecendo vínculos familiares.

Quanto mais rápido conseguirmos construir esse espaço, menos crianças e adolescentes vão desenvolver problemas de saúde!

 

Durante o tratamento do câncer infantil, a criança é submetida a vários exames, internações hospitalares prolongadas e diversas modalidades terapêuticas, tais como quimioterapia, radioterapia e cirurgias, as quais, por vezes, provocam limitações e incapacidades físicas e psicológicas. As várias idas aos hospitais para internação, assim como para seguimento ambulatorial, expõem a criança à dor e ao sofrimento, o que pode interferir na sua capacidade e no desejo de brincar.

Brincar é uma necessidade da criança e significa, para ela, o meio pelo qual ela se desenvolve em todos os aspectos, sejam eles físicos, emocionais, cognitivos e sociais. A manutenção das atividades de brincadeira para as crianças com câncer é reconhecida como importante ferramenta para melhora do enfrentamento positivo em relação à doença e ao tratamento.Apesar dos benefícios do brincar, para a criança com câncer, o impacto da doença e do tratamento leva à privação desta atividade. Particularmente, as brincadeiras ativas fazem parte dessas restrições e gradualmente vão sendo extintas do dia a dia, em decorrência da sua fragilidade clínica.

O câncer traz limitações à vida da criança que podem interferir no seu desenvolvimento. É preciso lembrar que, além de ser promotor do desenvolvimento infantil, o brincar é também fonte de prazer para a criança, é o momento em que ela, por alguns instantes, se esquece das dificuldades do adoecimento e do tratamento pelo que está passando e entra no mundo da fantasia.

A Casa Ronald McDonald ABC possui somente um espaço de lazer: a brinquedoteca que é voltada para crianças de 2 à 6 anos, o que restringe em muito o espaço para as crianças e adolescentes da Casa se divertirem e que possam usufruir dessa necessidade que é o brincar. Além disso os acompanhantes dessas crianças e adolescentes também não possuem uma área de lazer onde possam descansar ou se divertir com suas crianças e adolescentes, pois essa interação dos pacientes com os seus acompanhantes auxilia em muito no tratamento da doença.Hoje em dia acredita-se que muito repouso pode levar à piora da aptidão e da função física da criança. Esses efeitos adversos podem ser prevenidos ou reduzidos através de programas de exercício físico durante ou logo depois do tratamento do câncer infantil.

Com a reforma e adequação do espaço externo do prédio, transformando-o em uma área de lazer e recreação, as crianças e adolescentes de 0 à 19 anos atendidas, além de poderem usufruir deste benefício que é o brincar, poderão praticar atividades esportivas e aeróbicas.

 

 

 

 

 

 

 

A Associação Projeto Crescer do ABC (APCABC) é uma instituição sem fins lucrativos, de direito privado com fins não econômicos, regida pelo seu estatuto social, pelo Código Civil Brasileiro e demais disposições aplicáveis. Foi fundada por voluntários do Rotary Club de Santo André e em 2005, recebeu a licença para operar como Casa Ronald McDonald ABC através do Ronald McDonald House Charities, que reconhece os mais altos padrões de qualidade de atendimento e garante que o padrão de uma Casa Ronald McDonald seja o mesmo em qualquer lugar do mundo.

A Casa Ronald McDonald ABC possui 23 suítes com capacidade para hospedagem de até 27 famílias e tem como objetivo auxiliar no tratamento de crianças e adolescentes com câncer infanto-juvenil. Toda a Diretoria é composta por voluntários do Rotary Club de Santo André.

A Associação Projeto Crescer do ABC / Casa Ronald McDonald ABC conta com instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança, oferecendo através da hospedagem gratuita, com alimentação, kits de higiene pessoal, transporte, desenvolvimento de práticas, vivência, atividades sócios culturais - educacionais, preserva a identidade de todos os assistidos, num ambiente de respeito e dignidade, com vistas ao início imediato, prosseguimento e a não interrupção dos tratamentos ofertados pelos hospitais especializados e serviços ambulatoriais do SUS - Sistema Único Saúde.

• Missão: Apoiar e humanizar o tratamento do câncer infanto-juvenil aplicando as melhores práticas para o aumento o índice de cura.

• Visão: Ter o melhor atendimento psicossocial fornecendo acolhimento, transporte e alimentação aos pacientes em tratamento do câncer infanto-juvenil e seus familiares, comprometendo-os ativamente e assegurando a perenidade da causa.

• Valores: Ética, transparência, comprometimento, disciplina, asseio, organização, respeito ao próximo e as diversidades.


A hora é agora! Contribua com
Reforma da Casa Ronald McDonald ABC

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Site | Instagram | LinkedIn

Conheça quem está à frente desta campanha

Casa Ronald ABC
  Casa Ronald ABC
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.